A maioria dos cães possui a ponta do seu nariz, que também é chamado de trufa, totalmente preto. Mas não é incomum encontrarmos também os cães que possuem esta parte do focinho com manchas rosa. Trata-se de uma diferença na pigmentação do focinho do animal. Os tutores podem achar que é algum problema de pele ou de saúde. Mas podem ficar tranquilos, é uma característica considerada perfeitamente normal em nossos amigos caninos.
Normalmente, os cães que possuem o nariz rosa nas pontas não possuem esta característica desde a sua nascença. Na verdade, eles começam com o nariz bem preto, mas em determinados momentos da vida do cão este nariz pode perder um pouco da coloração natural e ficar mais rosinha.
Durante o inverno é comum os cães acabam perdendo a cor natural do nariz, deixando de ficarem totalmente preto. Nestes casos a cor natural acaba retornando ao nariz do animal com a proximidade do verão. Algumas raças acabam apresentando este tipo de característica genética, como é o caso do Labrador, Golden Retriever, Border Colie e Husky Siberiano.
Conforme vai envelhecendo o cão acaba perdendo a coloração natural do nariz, e deixando de ficar totalmente e preto e apresentando estas manchas mais rosas. Conforme os anos vão passando os cães vão produzindo menos a enzima chamada Tirosinase, que é a responsável pela produção do pigmento.
Em alguns casos os cachorros quando ainda são filhotes também apresentam o nariz mais rosado, sem parecer com a coloração que ele fica normalmente quando atingem a vida adulta.