A formação de um câncer é um processo que passa por várias etapas, em que as células normais e saudáveis vão aos poucos adquirindo características de malignidade.
Qualquer célula do organismo pode dar origem à células malignas e, apenas uma célula pode dar origem às neoplasias, mesmo que muito agressivas. Pois as mesmas são decorrentes de acúmulos de anormalidades no DNA da célula primaria, que vão sendo transmitidas para as células filhas, o que chamamos de mutação, que podem causar crescimento celular desordenado e determinar o aparecimento de células com capacidade de gerar metástases.
As causas primárias do câncer ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabemos que as mutações celulares podem ser espontâneas ou induzidas por agentes patogênicos (radiação, vírus, inflamação crônica, tabaco, álcool, pesticidas).
Hoje o câncer é a principal causa de morte em cães e gatos, e os pacientes idosos tendem a ser os mais acometidos. E observamos no dia-a-dia que os pets tem apresentado uma longevidade maior nestes últimos anos. Acredita-se, que quanto mais os nossos animais vivem, maior a exposição deles aos agentes causadores do câncer do meio ambiente ou mesmo aos fatores intrínsecos (dieta, efeitos hormonais, predisposição genética). Aumentando a chance de o organismo acumular alterações moleculares responsáveis pela multiplicação celular desordenada.
A incidência das neoplasias nos pets pode ser reduzida com a castração precoce (antes do 1° cio na femeas) , evitar sol, principalmente nos animais de pelagem clara, dieta adequada, prevenir infecções virais, controle de parasitas e evitar fatores de estresse.
Aqui na Vet D’or contamos com Médico Veterinário especialista em oncologia. O diagnóstico precoce é um grande aliado no tratamento do câncer. Quem ama cuida.