Assim que o filhote chega a casa nova é muito importante levá-lo ao veterinário para examinar o animal e prescrever tudo o que ele precisa durante essa fase tão importante de crescimento.
1 – Prescrição da alimentação mais adequada. Você já se perguntou porque existem tantas rações e tipos no mercado? Elas existem pois as necessidades nutricionais de filhotes de diversos portes são diferentes e até mesmo diferenças raciais, muitas vezes o formato e tamanho da ração de um micro filhote é oposta a de um filhote de gigantes, ou até o formato para cães com focinhos mais curtos pode ser diferente de animais de focinhos mais compridos. Portanto nada melhor que o médico veterinário para poder dizer qual, quanto, número de vezes e intervalo entre as refeições.
2 – Exames de fezes e sangue. Para saber se seu animal não tem doenças e poder iniciar o ciclo de vacinas, é importante realizar alguns exames preventivos. Esses são os mais básicos e necessários.
3 – Vermífugos e vacinas. Várias doses de vermífugos e vacinas serão necessários. O veterinário vai esclarecer as dúvidas e a fazer as indicações desses preventivos.
4 – Informar sobre a castração. Isso porque castrar antes do primeiro cio ou no caso de machos antes de começarem a demarcar território é extremamente benéfico ao pet, o veterinário vai explicar como é feito, o que é necessário para realizar o procedimento e a melhor idade para isso.
5 – Examinar fisicamente. Várias ocorrências podem ser bem comuns na infância, tais como: diarréias, dores de ouvido, descamação na pele, falta de cálcio, etc. O médico veterinário através dos seus conhecimentos irá indicar a melhor terapia para trazer o animal as condições normais.
Cada médico veterinário segue seu protocolo de atendimento de acordo com sua experiência e região. O importante é sempre ter um de confiança para um momento de tantas dúvidas e necessidades. Leve seu filhote ao veterinário e proporcione uma vida longa e saudável para ele!