A Vitamina D é responsável por um bom desenvolvimento do organismo dos cães e gatos. Você sabe qual a importância da Vitamina D na dieta dos pets? Confira abaixo algumas dicas sobre o assunto!
Os cães não absorvem Vitamina D quando tomam banho de sol. Diferente do que se imagina e de nós os humanos, os cães não são capazes de sintetizar a Vitamina D a partir da exposição dos raios solares. Os cães não convertem o 7-deidrocolesterol em vitamina D3, assim, nos cães e gatos, a dieta é a principal fonte de vitamina D3 ou D2.
As vitaminas D2 e D3 podem ser obtidas nas dietas comerciais (rações), e em alguns alimentos como o fígado de peixes gordurosos e as gemas, apresentem altas concentrações.
A principal função da Vitamina D é manter o balanço de fósforo e cálcio ósseo através da absorção intestinal, assim como regular a secreção de um hormônio chamado “Paratormônio”.
Os problemas qeu o cão pode ter por deficiência de Vitamina D está ligada a doenças como Insuficiência Pancreática (pâncreas), Insuficiência Hepática (fígado), Doença Renal Crônica (rins), Síndrome da Má Absorção (intestino), entre outras.
Essa vitamina tem efeito direto sobre as células cardíacas (do coração), e pode estar relacionada ao aumentando do risco de Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca.
Sim, pode ser que seu cachorro precise tomar vitamina D, ela classifica-se como um nutriente dietético essencial para cães e gatos. Para saber se o seu animal precisa tomar comprimidos de vitamina D consulte um de nossos médicos veterinários, pois eles irão observar a necessidade específica de cada animal