A pneumonia em cães se trata de uma doença letal e muito perigosa , podendo levar seu pet até a morte. Com muita frequência pode se iniciar com outras doenças mais comuns.
Assim como os humanos os cães também podem sofrer com sérios problemas respiratórios , portanto é muito importante manter os cuidados necessários.
A pneumonia causa inflamação dos brônquios localizados nos pulmões do animal, esta começa em decorrência de outras patologias mais leves, como uma gripe que pode ser bastante comum , acometendo o sistema imunológico do animal.
No entanto, uma série de outros fatores também podem ser responsáveis pelo surgimento deste quadro, incluindo a contaminação do animal por bactérias, fungos , protozoários e vírus.
Através da infeção dos pulmões , o problema pode agravar e levar o cão até a morte.
A observação dos sintomas são importantes para que o animal seja encaminhado o mais rápido possível para um atendimento veterinário especializado.
Saber identificar os principais sintomas como tosse descontinuada, febre, fadiga, sonolência, respiração ofegante, desidratação, latido mais rouco, secreções e corrimentos nasais é extremamente importante para identificar a doença ainda precocemente.
Como prevenção é importante a vacinação correta e atualizada, já que diminui muito a probabilidade do pet pegar inúmeras doenças. Os problemas gripais , por exemplo, pode ser evitada por esse método, não só nos climas mais frios. Evitar que o animal fique exposto a ambientes úmidos e chuvas também podem ajudar na prevenção.
No diagnóstico é necessário exame físico, o histórico de saúde do animal pode ser de grande relevância. A radiografia e exames de sangue são solicitados pelo médico veterinário para a confirmação dos diagnósticos.
Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança para iniciar um tratamento efetivo.