Qualquer tipo de pelagem, curta ou longa, necessita de hidratação. Isso porque no dia a dia o pet tem contato com o sol, a chuva e a poluição, fazendo com que a pelagem seja danificada.
Um dos principais benefícios é a obtenção de resistência e brilho na pelagem, deixando-a mais saudável e vistosa e evitando a quebra do fio. A hidratação também promove o fechamento da cutícula, protegendo a pelagem das agressões externas e deixando-a sem frizz.
Para combater as agressões diárias, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo estimular o tutor do cão a penteá-lo com frequência, utilizando uma escova de pino, além de usar o secador com a temperatura morna após o banho. É interessante que a hidratação seja feita em sessões, deixando agir entre 90 segundos a15 minutos. A periodicidade também varia em semanal ou quinzenal, dependendo da necessidade do pet. É muito importante analisar o tipo de pelagem antes de definir qual será o processo. Os resultados esperados da hidratação são: pelagem resistente, brilhante e aparência mais saudável.